** vencedores!**

 

Poesia
Fabio da Rocha Barros
São Paulo.SP
Fabio Bach (pseudônimo de Fábio da Rocha Barros) é cineasta, encenador, dramaturgo, poeta e ator. É professor de História do Cinema no Studio Fatima Toledo e diretor responsável pela Cia NEXT, Companhia independente de teatro em atividade desde 2011. Começou como ator em 2005, partindo para a direção teatral e dramaturgia em 2010. Participou de oficinas de atuação e dramaturgia no Club Noir, sob orientação de Roberto Alvim e Juliana Galdino, além de cursos de teoria, linguagem e crítica cinematográfica, ministradas pelo crítico de cinema Pablo Villaça. A veia de poeta e dramaturgo – estendida para a estética de seus filmes – parte de inspirações fortes que vão desde Conde de Lautreamont até Antônio Lobo Antunes, passando por Kafka, Samuel Beckett, Gregory Motton, Luigi Pirandello, James Joyce, Guimarães Rosa, Germaine Dulac, Qorpo-Santo e Sarah Kane, além de ter um apreço pessoal pelos poetas malditos e pelo surrealismo. “ESCRITOS: PALAVRAS DE GROTESCO E DE SURREAL” é seu primeiro esforço consciente de ter sua obra publicada.
Escritos: palavras de Grotesco e de surreal
Apresentando-se como uma coletânea de peças-poema, poesias curtas e outros escritos, que buscam o exercício de deslocamento como centro gravitacional, tanto em narrativas como em diferentes distensões de tempo e espaço (a poética do cênico e do subjetivo), ESCRITOS: PALAVRAS DE GROTESCO E DE SURREAL é um derretimento e um posterior amálgama das relações formais do teatro e da poesia que se desloca em diferentes e insuspeitas paisagens de “imobilidade-móvel”. As personagens presentes são moldes arquetípicos instáveis e em constante mutação, cujo habitat natural é a própria linguagem textual.
Osvaldo Copertino Duarte
Vilhena.RO
Osvaldo Copertino Duarte: Autor de quatro livros tem publicado em jornais, revistas e em diversas antologias. Recebeu prêmios literários no Brasil e em Portugal e vem se dedicando ultimamente ao ensaio literário e à literatura infantil, sendo Abri, abriste, abreu (São Paulo: Atual Editora (7ª edição), um dos seus trabalhos nessa área. Nascido em Lutécia (SP), mas hoje em Rondônia, acreditando que é no Norte, exercitando seus avessos e contradições, que nosso país melhor se revela. Entre suas preocupações intelectuais está o exercício de compreender o Brasil e sua cultura. Fez estudos em Letras (1981-84), com mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (1990-94) e Doutorado em Teoria da Literatura (1997-2001). É professor e escritor.
Poemas
Pseudônimo: Edileusa. Livro de poemas

** vencedores!**

 

contos
Marco Buzetto
Monte Alto.SP

OEscritor e professor de História e Filosofia, possui livros, contos, ensaios e artigos nas áreas da literatura de entretenimento, filosofia e gestão de recursos e projetos.

LIVROS E PRODUÇÕES LITERÁRIAS:
Monte Alto, o aquário de sangue. – Editora Letra Boreal. Monte Alto, São Paulo, 2010. ISBN: 978-85-98926-14-8.
Rebeca – Alguns não pecam por nada. – Editora Copacabana Books. 1ª Edição: São Paulo, 2013. ISBN: 978-8-5639120-1-5. 2ª Edição: Editora Multifoco, Porto Alegre, 2016. ISBN: 978-85-5996-027-3.
Verecundia – Cinco textos em oposição à violência contra as mulheres. (Livro campanha) – Letravox Editorial. Monte Alto, São Paulo.
Gestão de recursos e projetos. – São Paulo: Editora Viena, 2016. ISBN: 978-85-371-0470-5.
Pink Silk Republic – Encha o tanque e aumente o volume. – Letravox Editorial. Novo Hamburgo/RS, 2017.
Quinze Noites com Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector e Paulo Coelho. – Letravox Editorial. Monte Alto, São Paulo, 2018.
Seu chamado na escuridão – Contos Insanos (Vol. 1. Graphic Novel). POTT, Vantuir. BUZETTO, Marco. Florianópolis/SC, 2018.

Conturbado
Conturbado é um conto de suspense, com um pouco de terror acidental, diferente de todo o trabalho literário já realizado pelo autor.
Conta a história de uma pequena cidade na qual acontecem inúmeros desaparecimentos, hora tratados como sequestros, hora como abandonos. A trama se complica quando são revelados elementos sobrenaturais até então inexplicáveis. O envolvimento da polícia local apenas dificulta mais as coisas. Psicólogos são convocados para conversar com sobreviventes de momentos macabros cheios de sangue; sangue este que vem, leva consigo a todos e se vai sem deixar rastros. O mal inominável. O medo. A tensão. momentos conturbados que tiram a vida de muitos, deixando tantos outros sem compreender o que acontece.
Marta, no entanto, desafia a realidade em busca de respostas, e enfrenta esta ânsia primitiva e caótica que trata a vida como uma mãe antropofágica. O mal em nós numa história sem final feliz.

** inscrições encerradas **

 

Se você chegou até aqui é provável que ame literatura e que conheça o trabalho que fazemos desde 2010, publicando e divulgando escritores independentes.

Em 2015 nos profissionalizamos, a revista Benfazeja e o site “Concursos Literários” viraram esta editora Benfazeja. Já publicamos livros raros e valiosos para o nosso idioma, como as edições de poesia bilíngue Corpo Transparente (único livro bilíngue romeno-português do mundo) e o Gravuras Japonesas, avaliado por Augusto de Campos como a única tradução integral de um livro de poesia imagética.

Muitas coisas mudaram na Benfazeja ao longo destes oito anos, porém há algo que sempre será parte da nossa identidade, compõe nosso DNA: a honestidade e o comprometimento. Por isso, não temos vergonha em dizer que fizemos isso tudo vendendo livros e que o comércio de títulos é essencial para mantermos a editora de portas abertas.

É justamente a venda de livros do nosso catálogo que nos permite publicar autores independentes sem cobrar por nenhum dos inúmeros serviços prestados durante a edição da obra. Como temos uma equipe reduzida (editor, designer, assistente), publicamos poucos autores por ano, mas cada autor se torna um amigo, literalmente.

Unindo o desejo de encontrar novos autores com a necessidade de fazer circular o catálogo da editora, criamos os “Concursos Literários” em que os candidatos compram um livro para participar. Achamos a troca justa, e você?

Pedimos que vejam a obrigatoriedade da compra de um livro não como algo oneroso e abusivo, mas sim como a oportunidade de conhecer o trabalho de outros autores independentes, histórias e poemas lindos. Acredite que em pouco tempo poderá ser seu trabalho à venda em nossa loja virtual.

Por fim, desejamos boa sorte a todos!

Wellington Souza
Editor

1. Participação

1.1 O Concurso Literário Benfazeja 2019 destina-se a selecionar obras literárias inéditas em língua portuguesa e publicá-las no Brasil.

1.2 Os autores concorrentes poderão participar com quantos originais quiser em todas as categorias.

1.3 O concurso é aberto a escritores de todas as nacionalidades residentes no Brasil.

2. Tema e categoria

2.1 O tema, em todas as categorias, é de livre escolha do autor.

2.2 A seleção abrange as seguintes categorias: poemas e contos.

3. Inscrições

3.1 As inscrições deverão ser feitas através do formulário baixo, sendo obrigatório preencher todos os itens marcados como *obrigatório.

3.2 Original é entendido como uma obra acabada e pronta para ser editada, por isso não serão aceitos textos avulsos ou projetos de obras.

3.3 Recomendamos as seguintes formatações dos originais, mas não haverá desclassificação em caso de envio fora do padrão.

3.3.1 Original: categoria poemas. Enviar arquivo texto (Word, Pages ou Open Office), tamanho A4, fonte Times tamanho 12pt e espaçamento 1,5. Usar quebra de página entre um poema e outro e o arquivo deverá ter 40 páginas (no mínimo).

3.3.2 Original: categoria contos. Enviar arquivo texto (Word, Pages ou Open Office), tamanho A4, fonte Times tamanho 12pt e espaçamento 1,5. Usar quebra de página entre um conto e outro. O arquivo deverá ter 40 páginas (no mínimo).

3.4 O nome do arquivo deve ter o mesmo do título do original (preenchido no formulário de envio).

3.5 No arquivo deve conter apenas o texto do original e, se houver, apresentação ou prefacio escrito pelo próprio autor. Não colocar dedicatória, sumário, prefácio, notas escritas por terceiros, etc.

3.5.1 Ilustrações: se o projeto tiver imagens ou ilustrações já feitas, enviar no mesmo arquivo do original. Caso o site não aceite o arquivo por ser muito pesado, entre em contato pelo e-mail selecao@benfazeja.com.br

3.6 Ao terminar de preencher o formulário e clicar no botão `enviar`, os concorrentes receberão um e-mail que confirmará a entrega desses dados para editora.

3.7 Ao efetivar a inscrição, o candidato deverá adquirir 1 livro da editora e, assim, conhecer o trabalho gráfico e editorial (além de fomentar a publicação de autores contemporâneos promissores). As instruções para compra serão detalhadas posteriormente, por e-mail. Os livros disponíveis para aquisição estão listados no formulário de inscrição e no link. Fixamos o preço promocional do livro em R$ 35,00 (com frete incluso) para o todo o Brasil.

4. Cronograma

Inscrições: de 19 de julho o a 25 de outubro. prorrogado até 02.11
Divulgação dos selecionados: até dezembro.

5. Prêmio

5.1 Ao menos um livro de cada categoria receberá contrato de publicação com a Editora Benfazeja.

5.2 Essa publicação contará com a inteira disposição da editora na revisão da obra, trabalho editorial e gráfico. Todo custeio ficará por conta da editora.

5.3 Após a publicação, os autores receberão 20 exemplares do próprio livro como prêmio.

5.4 Caso seja de interesse do autor, poderá comprar mais livros com descontos.

5.5 O envio de livros em consignação para o autor será negociado e analisado caso a caso.

5.6 O livro será vendido no site da editora, em sites e lojas de parceiros além de feiras e eventos que a editora participar.

5.7 Respeitando as leis de direitos autorias, a editora pagará 10% sobre o valor de venda aos autores, conforme contrato.
*
Duvidas serão respondidas pelo email selecao@benfazeja.com.br

conheça também o nosso Selo Trevo 🙂

BACK